Resenha do livro ” Quem é você Alasca? do John Green

Imagem

A pedido de uma leitora aqui do blog que amou a minha primeira resenha.

A resenha de hoje é também a minha dica de leitura pra essa semana o livro do meu querido João Verde hehe, John Green também autor do livro A culpa é das estrelas.

Vocês vão perceber que eu sou uma fã dos livros de Green :p

Quem é você Alasca?

A história é dividida em duas partes – antes e depois -, e narra a trajetória de Miles Halter, um garoto apaixonado por últimas palavras. No começo, ele sai de casa para ir à escola preparatória de Culver Creek e justifica a sua ida com as últimas palavras de François Rabelais “Saio em busca de um Grande Talvez”. A partir daí, somos lançados no mundo acadêmico e toda aquela sua energia contagiante de adolescência, com amizades sinceras, conversas reflexivas e aqueles comportamentos marotos que acontecem de vez em quando.

“Quem é você, Alasca?” é livro marcante por retratar a realidade com a qual nos deparamos na adolescência e no ambiente escolar, o que faz o leitor se envolver e ficar com a sensação de fazer parte de tudo isso. Além disso, os personagens são envolventes e possuem perfis extremamente reais, como jovens viciados em vídeo games, que sofrem por amor e com a ideia de fazer algo marcante na vida.

O Miles ou Gordo , como a Alasca o apelidou, o que é irônico já que ele é magricelo, sempre propenso a cometer bobagem.

A Alasca é louca. E impulsiva, e ela que traz toda a vibração pra historia, ela é daquelas personagens enigmáticas, que a gente nunca sabe o que esperar. Cada atitude dela é uma surpresa.

E o Coronel, mesmo sendo um personagem secundário, não tem como não se apaixonar por ele.

Há um momento em que Miles observa o cenário de sua escola e começa a divagar sobre como as coisas que existem estão inevitavelmente interligadas entre si –uma comparação parecida com a que Holden Caulfield faz sobre o seu papel na sociedade em que vive, sobre ser um apanhador num campo e afastar as pessoas do precipício do amadurecimento no livro “O apanhador no campo de centeio”, de J.D. Salinger.

Imagem

“Quem é você, Alasca?” é um romance que acaba te fazendo refletir sobre  sua vida (e morte). Esse romance nos faz pensar como uma vida pode interferir na vida de outra pessoa, como a dor e o sofrimento podem mudar uma pessoa e as consequências disso.

John Green gosta muito de deixar dúvidas e perguntas para serem respondidas e refletidas por nós, nenhum de seus livros tem um final realmente completo, sempre há uma ponta solta e uma pergunta a se fazer. E isso me faz amar ainda mais seus livros, por que na real , não há finais , nem respostas completas, a sempre algo mais, o grande talvez.

Se você quer uma história boa e além disso leve, engraçada e bacana de ler este livro que eu recomendaria!

Beijos & Queijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s